Você realmente precisa viajar?

Você realmente precisa viajar?

19/11/2015 0 Por CarlaUmbria

Nesta época de final de ano, em que depois de um período extenuante de trabalho nos vemos prestes a tirar férias, as perguntas sobre viagens nas rodas de amigos ou na “horinha do café” nas empresas são constantes.

“Para onde você vai? Sua mulher que escolheu esta viagem? E as crianças, vão junto? Quanto custa fazer tudo isso?” são as perguntas mais ouvidas e as vezes não respondidas. Não por falta de vontade em falar deste assunto e sim por não se saber mesmo o que responder nestas horas. Viajar parece ser a única forma de viver o ano que passou ou melhor dizendo, esquecer o ano que acabou.

Neste momento talvez algumas pessoas parem e pensem nesta questão que levanto aqui hoje. Outras apenas vão seguindo o fluxo, comprando viagens oferecidas em catálogos e sites de desconto e suprindo o desejo incontrolável de sair de sua realidade cotidiana por alguns dias, para a “merecida folga”.

 

 

Sicília

Nadar em águas limpas, esquiar, subir uma montanha ou sentar-se a beira mar… São desejos ou são necessidades de fuga?

O que você realmente precisa?

Acredito que muitas pessoas escondam de si mesmas a real intenção das compras de viagens de férias. E depois de tanto tempo no Turismo percebo que na maioria das vezes as viagens acabam por encaixarem-se em dois pontos, duas necessidades bem aparentes mas fortemente escondidas de nós mesmos.

  • Viajar nos dá status e status nos dá a falsa sensação de segurança financeira, de controle sobre nossas vidas, nosso futuro, de metas alcançadas e felicidade de comercial de margarina.
  • A fuga a qualquer custo. Fugir de uma vida que saiu do “cronograma”, de um casamento nem sempre tão perfeito, de uma vida profissional que está longe de ser satisfatória mesmo quando regiamente recompensada financeiramente, fugir de você mesmo.

 

escritorio-madri

Um escritório de design nas cercanias de Madrid, Espanha. Qualidade de vida aliada ao trabalho cotidiano ainda é um sonho para muitas pessoas…

O lugar que visitamos não pode sozinho mudar nossas vidas

O destino paradisíaco não será capaz de acabar com  aquela tristeza sem causa que nos segue todo o tempo. O que precisa ser mudado deve começar a modificar-se dentro de nós, por nossa própria vontade. Conheci inúmeras pessoas que compravam viagens se endividando por um ano inteiro, apenas pela necessidade de livrar-se do stress cotidiano por míseros 20, 30 dias.

Viver um ano todo esperando pelos 30 dias de férias? Você tem certeza de que é isso mesmo que precisa em sua vida?
Algumas respondem (quando questionadas sobre isso): Mas meu salário é ótimo, veja, tenho um carro fantástico, apartamento quitado e viajo a Europa uma vez ao ano.

 

 

Tulipas na Holanda

Se eu não fosse Turismóloga, eis algo que amaria fazer: colher tulipas na Holanda.. Não sei se pagam bem ou quais são os benefícios mas creio que pode-se viver uma vida menos estressante olhando estas cores…

Ótimo, é o que eu posso dizer aqui mas…

Quando acorda todo dia e prepara sua xícara de café, correndo para enfrentar um trânsito monstruoso e sabendo atrasar-se para a reunião que não mudará em nada o seu dia a dia na empresa onde trabalha, você pensa sempre que vale a pena porque pode ir a Europa uma vez por ano? Isso lhe acalenta e dá forças para as horas extras, chefes mau humorados e empresas que não pensam em você como um ser humano?

 

restaurane-em-falesia-zamzibar

Atender as mesas em um restaurante em Zanzibar? Pode ser corrido no horário de almoço mas acho que a vista compensa…

Férias… o que significam?

No vocabulário brasileiro férias significam tempo livre, remunerado, composto de 3 períodos de 10 dias, 2 de quinze ou um ininterrupto período de 30 dias, acrescidos de benefícios e livres de qualquer evolvimento com seu trabalho. E é isso que as pessoas enxergam quando sonham com suas férias.

Na verdade, o que deveriam ver é um período onde pudessem fazer aquilo que o cotidiano não permite. Brincar mais com os filhos, visitar parentes distantes, correr com o cachorro no parque, podar árvores, plantar flores, viajar com quem ama, sorrir, dormir, comer, sonhar e planejar o futuro.



Booking.com

E quem de nós, depois do tal ano extenuante, aproveita assim as suas férias?

Quem sai do trabalho no último dia sorrindo e continua sorrindo sem olhar para o calendário e, nos últimos dias das férias lembra-se feliz dos colegas, sente saudades de sua mesa, quer apresentar as novas ideias que teve, quer olhar para o chefe e dizer: estou aqui, descansado e pronto e este novo ano será o nosso ano? Quem age assim?

São poucas pessoas, muito poucas… Infelizmente. Eu gostaria de fazer felizes todos os meus passageiros. E felicidade para mim seria atender pessoas com esta mentalidade porém, no Brasil, onde quanto mais capacitado você se torna, mas exigido, massacrado e oprimido você fica, este tipo de viajante é cada vez mais raro.

 

Ucrânia

O Maquinista desta linha férrea na Ucrânia, cumpre horários e cuida da segurança dos passageiros… e aproveita esta vista todos os dias…

 

Eu poderia ficar quieta no meu canto mas precisava falar

Assim como pessoas desgostosas com seu cotidiano lotam as salas de psicólogos ao redor do país elas também procuram as agências de viagem, e depositam em nós a mesma confiança que tem em seus terapeutas.

Isso faz com que os agentes vendam muito mais nos meses entre setembro e novembro do que em qualquer outro período do ano mas, eu sou uma profissional que lida com pessoas, eu as vejo e as entendo muito mais do elas imaginam e não gosto de vê-las assim.

 

Pense no que você realmente precisa

Uma viagem pode mesmo mudar sua vida?

Hoje gostaria que você pensasse nisso, é esta a mensagem que deixo. Quero que você conheça lugares incríveis e seja uma pessoa cheia de histórias e memórias lindas para dividir com todos mas quero que isso lhe encha de orgulho e alegria e não de saudade dos “dias mais felizes do ano”.

Um ano tem 365 dias, você precisa ser feliz em pelo menos metade deste tempo se não, algo muito errado está acontecendo em sua vida e é hora de parar e pensar.

Se eu quero vender? Lógico! Eu vivo disso. Contudo, o que preciso que você pense hoje é se você precisa comprar uma viagem. É isso mesmo que vai melhorar sua vida, seu relacionamento com sua mulher, seu marido, seus filhos? É isso que vai lhe deixar feliz de verdade? Você pode pagar pelo que comprará sem detrimento ao seu orçamento anual?

Esqueça seus colegas que vivem mostrando horas de fotos de viagens de final de ano. Lembre-se que a maior alegria destas pessoas não é viver o momento e sim fotografá-lo para mostrar a você. E você precisa disso? Claro que não! E sabe do que você precisa? De Férias! Você precisa de férias de tudo o que lhe faz triste… E daquelas bem longas… Férias ilimitadas…

 

viajar é preciso

Mudar, as vezes é preciso fazer isso antes de pensar em viajar. Este casal americano deixou empregos rentáveis e decidiu rodar o país em um trailler com seu fiel amigo – o modelo da foto. Vivem com muito menos, o dinheiro é contado, mas vivem mais.

Pense nisso!

Este pensamento sempre toma minha mente nestas épocas, todos os anos, mas é a primeira vez que o expresso em palavras. Espero de verdade que possa ter te tocado e que você repense sua vida, suas metas, sua real finalidade neste planetinha e que possa começar a seguir os passos que o tornarão uma pessoa muito mais feliz.

E ah, eu vou adorar montar aquela viagem que você anda deixando de lado. Sabe aquela ida a Chapada dos Guimarães que você ainda não planejou porque todas as crianças da escola de seu filho já foram a Disney e você precisa levá-lo para lá também? Então… Quem disse que você precisa mesmo? Tenho certeza de que com um pai/mãe como você ele será muito mais feliz na Chapada do que em Orlando, e o que os outros pensam… que seja problema deles! Escute seu coração, ele sempre sabe o que fazer. E depois disso estarei aqui a postos para te ajudar!

Um grande abraço, até a próxima! Se ainda não me segue assine o site na caixa abaixo para receber as melhores postagens e se quiser comentar este artigo ficarei muito feliz em saber o que pensa. Obrigada por estar aqui!