Salvador é um daqueles destinos que deve ser colocado na lista “preciso ir“. Uma cidade que é marco do início de nosso país, dona de cultura própria e peculiar, muito além da música popular amplamente difundida atualmente.
Existem alguns lugares da cidade que são conhecidos por todos. Falar de Pelourinho,Farol da Barra e Praia de Amaralina é fácil – e é tudo lindo! – mas, e sobre aqueles cantinhos incríveis, que deixarão saudades desta viagem para sempre? Falo também!
Veja abaixo uma listagem que montei com os 10 locais imperdíveis em Salvador e também um orçamento para o Réveillon na cidade. Comprove por você mesmo porque ela encanta tanta gente, a tanto tempo! Vamos lá? Seja muito bem vindo a Salvador!
1)Centro histórico:
Chamada de região de Largo de Santo Antonio Além do Carmo, traz casarões históricos e paisagens incríveis, não devendo nada para o Pelourinho. Alem disso, tem também mais alguns hotéis pequenos e pousadas mais interessantes que as do Pelourinho. Seus restaurantes também são ótimos e claro, por não serem na localização nobre do “Pelô”, tem preços muito mais amigos.
As ruas de Largo de Santo Antônio Além do Carmo e suas surpresas!
Visite! Vale uma tarde toda!
2) Mercado Modelo
Vale a visita sim, tanto pela vista quanto pela história. Ele fica em frente ao pier de embarque para as Ilhas de Itaparica e Morro de São Paulo, na Baía de Todos os Santos e bem embaixo da entrada para o Elevador Lacerda. Só compare preços: o artesanato é lindíssimo, mas é encontrado muito mais em conta em certas lojas do Pelourinho e do Largo de Santo Antonio. Uma dica? Visite o Mercado Municipal por primeiro e depois as outras duas regiões, assim você verá o que tem melhor preço em cada uma das três e fará suas compras ao final da viagem. Pechincha, atualmente, manda no mundo!
O Mercado Modelo e sua vista mais conhecida, a feita do Elevador Lacerda.
O Mercado Modelo por dentro… Venha com tempo para ver tudo o que ele oferece, principalmente se você gosta de temperos e pimentas!
3) Forte de São Marcelo
Está bem em frente ao Mercado Modelo ( aparece ali na foto, no mar ) e você chegará até ele de barco. Custa em média de R$ 20,00 ida e volta o ingresso, compra-se no terminal em frente ao Mercado Modelo e a vista dele é maravilhosa! Recomendo demais!
Vista aérea do Forte de São Marcelo. E por dentro, ele é ainda mais lindo!
E olhem ele ali novamente, o Forte de São Marcelo visto também do Elevador Lacerda. Ele fica bem em frente ao Mercado Modelo, no mar da Baía de Todos os Santos.
Uma vantagem destas últimas duas dicas é que: você tem no mesmo dia 3 passeios distintos: O Mercado, o Forte de São Marcelo e o Elevador Lacerda, que dá outra vista sensacional da cidade. Particularmente, eu não listo o elevador como um ponto imperdível por ele ser sempre muito cheio de visitantes, o que causa uma certa demora na visitação. Eu indicaria então o Forte, por ser menos procurado pelos turistas e por dar uma outra vista, privilegiada e menos convencional, desta região da cidade.
4) Os bairros de Ribeira, Bomfim, Mont Serrat, Humaitá
Locais com casario histórico, Igrejas – como a tradicional Igreja do Bonfim – e Fortes. Aposte nestas visitas para um dia todo, terminando a tarde no Forte de Mont Serrat. Muita gente conhece apenas o Forte da Barra mas Salvador tem vários Fortes e o de Mont Serrat é um destes, de tirar o fôlego. Fim de tarde, escolha uma linda companhia, e aproveite toda essa beleza! Se possível, aproveite de segunda a sexta pois ele é muito procurado aos finais de semana.
Programa para um por de Sol, o Forte de Mont Serrat
Ou para uma manhã, logo cedo. A praia onde ele fica é uma delícia, aproveite!
5) Farol da Barra e Porto da Barra
A praia do Farol da Barra e uma das minhas favoritas. Linda! Mas é sempre bem cheia, principalmente aos finais de semana. Se puder, frequente no meio da semana para poder aproveitar melhor. Os lugares na areia são disputados! Nesta região você encontrará de tudo, e sem contar que a uma distância muito pequena entre eles – cerca de 2 quilômetros – estão o Forte da Barra e o Farol da Barra. Praia, restaurantes muito charmosos e com várias faixas de preço e visitas históricas em uma mesma região. Perfeito!
A vista mais conhecida do Farol da Barra, feita da avenida por onde todo ano passam os famosos trios elétricos no Carnaval. O local, o monumento e sua localização são imperdíveis!
E essa água? Eu fiquei em um hotel bem pertinho do Farol e essa água é simplesmente mágica. Além de limpa, é cheia de vida. Vi alguns mergulhadores voltando de perto do Farol com lagostas
6) Itapoã
Não é coisa de leitor de Jorge Amado e ouvinte de Caymi não… Itapoã é tudo o que dizem dela mesmo! Ali pertinho fica a Lagoa do Abaeté. É bonita sim, porém, achei que faltava um pouco de segurança na região – ou talvez eu tenha percebido policiamento em outros lugares visitados e por ali achei um pouco ausente. Mas é bonita sim. Vale a visita se tiver tempo, caso esteja com pouco, é melhor ficar em Itapoã mesmo.
Ela é tudo o que as músicas dizem… Itapoã.
Vá bem cedinho. É quando ela fica mais bonita e mais tranquila para visitar. A Lagoa do Abaeté é muito linda sim e vale a visita, mas evite os finais de semana e finais de tarde.
7)Largo de Santana, bairro Rio Vermelho
Acarajé da Dinha! Esse é o lugar. Vá com fome, as opções são muitas e este é considerado um dos 3 melhores acarajés de Salvador. Aproveite! Além de tudo é sempre muito fiscalizado pela saúde pública. A barraca mostra todas as certificações e alvarás em dia. Digo isso por ser importante prestar atenção ao local onde se vai comer o acarajé. Lembre-se sempre que é uma comida frita contendo frutos do mar. Mistura explosiva se não for preparada com cuidado, não é?
Os antigos casarões transformados em bares e restaurantes com música ao vivo. Vale muito a pena conhecer e o Acarajé da Dinha, por si só, já vale a visita!
E mais ainda: vá no começo da noite. Esta é uma região linda e repleta de barzinhos. Vale muito a pena passar um bom tempo pela região. Aproveite a noite e sempre que bater aquela fominha, vá de acarajé sem medo!
8) Dique do Tororó
Este lugar foi bem especial por motivos “de infância”. Existia uma música que minha mãe cantava que falava de lá. Quando soube que ele existia eu quis conhecer e foi uma surpresa muito bonita. É uma área nova, que foi revitalizada e onde ficam as esculturas dos orixás. Independente de sua religião, é um lugar que celebra a força da cultura afro – brasileira dentro da cidade. Vale mesmo uma visita.
O Dique do Tororó e as estátuas dos Orixás… Lindas! E para os amantes do Futebol, vejam ali atrás o Estádio da Fonte Nova, um dos cartões postais da cidade!
E sobre a música, era assim:
“Eu fui no Tororó,
Beber água e não achei,
Achei bela morena, que no Tororó deixei.
Aproveita minha gente,
Que uma noite não é nada,
Se não dormir agora,
Dormirá de madrugada.
Ó Mariazinha, ó Mariazinha,
Dormirás agora ou ficarás sozinha”
Relembrando agora… isso era assustador!
9) Pelourinho
Não podia deixar de falar dele pois realmente vale a visita. É lindo, não somente pelo casario mas também pela manifestação cultural. Nele existem dois lugares que valem a visita de uma tarde: a Casa da Memória Jorge Amado e a Casa do Olodum. Para quem gosta da cultura baiana é opção para uma tarde toda, sem dúvida!
O Pelourinho e as famosas Casa de Cultura Jorge Amado ( a azul a direita ) e a Casa do Olodum ( a amarela de janelas brancas, ao lado da Casa Jorge Amado )
E a décima dica?
Ah, esta será a sua! Me conte assim que voltar ou, se já foi, deixe nos comentários qual dica você colocaria nesta listagem como a décima. Preparado? Aguardo você!
Abaixo segue um orçamento para Réveillon em Salvador. Está com tarifas muito boas, aproveite para ver de perto tudo o que eu comentei aqui.
Caso não possa viajar nesta data mas queira saber preços para outras épocas, envie sua solicitação pelo formulário que deixo aqui. Entrarei em contato em seguida com os preços e formas de pagamento. Sua solicitação virá diretamente para mim e não ficará visível no site, certo?
No mais, obrigada por acompanhar o site! Volte sempre!