Observatório de Chichén – Itza: 30 dias em 30 segundos
Acompanhando a postagem de ontem sobre as baixíssimas tarifas para Cancún oferecidas pela Avianca, deixo para vocês um vídeo incrível, mostrando como funcionava o Observatório de Chichén – Itza, conhecido como “El Caracol”.
Chichén – Itza é um dos sítios arqueológicos que poderão ser visitados em sua passagem pela linda Cancún. Esta cidade foi o centro político e econômico da civilização Maia, que se estendeu também por outras regiões belíssimas ao longo da península de Yucatán, onde hoje está Cancún.
Há várias estruturas incríveis localizadas no sítio como a pirâmide de Kukulkán, o Templo de Chac Mool, a Praça das Mil Colunas, o Campo de Jogos dos Prisioneiros e outras porém, entre todas a mais famosa é sem dúvida a Pirâmide de Kukulkán, e foi também a última estrutura a ser construída no local.
Acredita-se que esta cidade tenha sido fundada por volta do ano 435 A.C.
Porém a construção de sua pirâmide mais famosa, chamada “Kukulkán” em homenagem ao deus de mesmo nome, teria acontecido cerca de 2 séculos mais tarde. Kukulkán, significa a “Serpente Emplumada” . Abaixo uma representação pictórica de como seria a aparência no imaginário Maia do deus Kukulkán.
Os maias eram engenheiros extremamente habilidosos e muito místicos, voltados a religião de seus antepassados. Seu panteão era composto por vários deuses e suas seitas se modificavam pouco entre suas cidades-estado e em sua grande maioria ainda permanecem envoltas em mistério para nós .
Ainda sobre a religião
O que se sabe graças a mais relatos e detalhes encontrados na cidade de Palenque, um pouco mais distante de Cancun que Chichen- Itza, é que seria o sangue dos inimigos a origem da força de seu Império. Por este detalhe é possível imaginar o quão rígidas devem ter sido as penas imputadas aos guerreiros vencidos…
Veja o vídeo abaixo sobre como eram feitos os cálculos das estações do ano baseando-se na movimentação do Sol, Lua, Vênus e Júpiter. Sabe-se também que usavam a constelação de Órion para uma marcação detalhada da órbita dos planetas de nosso sistema solar, contando suas voltas dentro da galáxia, o chamado “Ano Cósmico” mas isso, é uma outra história…
Cancún é muito mais do que você imagina! Vamos? A U$ 214,00 + U$ 107,00 de taxas para ver de perto tudo isso, quem topa? Deixe seu contato na caixa abaixo!
Grande abraço, obrigada por me acompanhar!