CARTÃO DE CRÉDITO: Quando ele não é aprovado na compra, nem sempre a agência é a culpada!
Olá Pessoal!
Retomando as atividades por aqui com um assunto bem polêmico: cartão de crédito não aprovado no ato da compra… Hum, complicado não? Dor de cabeça, medo de clonagem, um mundo de situações tensas passam pela nossa mente no instante em que recebemos a notícia e de imediato soltamos aquele sonoro xingamento para o agente de viagens ou sua amada mãezinha. Será que a culpa é mesmo dele? Será que isso não ocorreu para lhe proteger? Vamos analisar essa situação em etapas.
1 – EU CONFIRMEI COM O BANCO QUE POSSUO LIMITE PARA O VALOR A SER COMPRADO
Este é um ponto que gera algumas dúvidas mais especificamente para os passageiros que não costumam trabalhar com cartões cotidianamente e estão comprando sua viagem parcelada pela primeira vez. Preste sempre atenção ao total da compra que está fazendo. O limite de seu cartão deve englobar o valor todo da compra e não apenas o valor da parcela.
2 – O CARTÃO POSSUI LIMITE LIBERADO POIS NUNCA O UTILIZEI
Outro problema. Os cartões de crédito sempre chegam as nossas casas bloqueados e com uma simples ligação para o banco/operadora de cartões, confirmação de dados pessoais, a liberação acontece, contudo, preste sempre muita atenção ao exemplo a seguir:
Seu cartão tem limite de R$5.000,00 já está liberado para uso e você o está utilizando pela primeira vez, comprando uma viagem numa agência ou pela internet, no valor de R$ 4.500,00 aproximadamente. Alguns bancos/ operadoras de cartão vão bloquear seu cartão e aguardar que você entre em contato confirmando que tentou realmente fazer esta compra. É segurança para você, por mais incômodo ou desagradável que pareça.
Os bancos/operadoras interligam as informações acerca do perfil de compra do cliente quando ele começa a utilizar o cartão de crédito ( se gasta no supermercado, na academia, em escolas de idiomas, postos de gasolina e etc ) então, se já de cara o cliente fizer uma compra grande alguns bancos/operadoras podem bloquear a venda por garantia até terem delimitado este perfil de compras.
Isso gera mais uma complicação, vejam:
3 – TENHO LIMITE, USO SEMPRE MEU CARTÃO MAS ELE NÃO APROVOU E NÃO HOUVE TENTATIVA DE APROVAÇÃO DELE JUNTO A OPERADORA DE CARTÕES OU BANCO POR PARTE DA AGÊNCIA
Era essa a questão onde eu queria chegar. Esta é a complicação mais comum dentro das agências de viagens, virtuais ou com lojas físicas, e que gera o maior número de reclamações e insatisfação por parte do cliente.
O que aconteceu aqui? As repostas a esta dúvida podem ser as seguintes:
a) Seu perfil de cliente, delimitado pelo banco ou operadora do cartão não envolve compra de viagens: ou seja, se usa o cartão a muito tempo e nunca comprou viagens com ele – que geralmente tem um custo um pouco mais elevado em compra única do que as compras cotidianas – a venda poderá ser bloqueada por segurança assim como descrito no item 1, o banco aguardará sua ligação para confirmar que é você mesmo quem está comprando.
b) Você não costuma comprar nada na internet mas resolveu aproveitar a promoção do site e quer comprar passagens: a resposta é similar ao item acima. Seu perfil de compra, até hoje, não envolve a internet e portanto, o banco/operadora podem acreditar que alguém esteja tentando fraudar o cartão, desta forma não permitem a compra.
c) No ato da assinatura do contrato de seu cartão com o banco/operadora você optou pelo “limite X reais de compras diárias”: essa é a principal de todas as causas da não aprovação. Exemplificando: Seu cartão tem limite de R$5.000,00, você já o usa a bastante tempo, compra frequentemente na internet, já comprou viagens antes tanto na internet como em lojas físicas, mas nunca antes gastou mais de R$2.000,00 em um único dia e lá no contrato feito no banco, assinalou a opção de “limite de R$2.500,00 em compras diárias” … O cartão não vai aprovar de jeito nenhum, somente com uma ligação para o banco e, em alguns casos, somente indo até lá para alterar o contrato. Estas são as famosas letras miúdas de contrato, sempre fique muito atento a elas.
Uma observação importante: na maioria destes casos de não autorização o banco/operadora não registra a tentativa de venda no cartão pois, como os detalhes são contratuais, a negativa é automática. É por este motivo que os clientes muitas vezes alegam que a agência sequer tentou passar o cartão. A agência tentou mas, a tentativa nem chega a aparecer no cartão.
Agora que as questões sobre a não autorização de cartões com saldo disponível ficaram claras, vamos as providências para que isso não ocorra:
- Sabendo que pretende comprar um pacote de viagens, já tendo noção dos valores de cotação, entre em contato com o banco ou com a operadora de cartões e verifique se seu cartão tem limite para compra, se há restrição para compras de valor mais alto ( se há limite diário de compras ) e informe, caso nunca tenha comprado uma viagem ou feito compras na internet neste valor, que vai fazer isso. Tal medida lhe trará toda a tranquilidade para suas compras!
Sobre as reservas: REGRA DE OURO! Nunca esqueça que, se seu cartão não for aprovado, a liberação dele pode levar de 1 hora a 48 horas, dependendo do que houve com ele e que mesmo dentro de uma hora a sua reserva poderá sofrer reajuste de tarifa ou ser cancelada automaticamente. Lembre sempre disso e não culpe o agente caso,no retorno a agência, ele não possa mais lhe oferecer o mesmo preço que viu antes. As agências trabalham com sistemas automatizados, autônomos e interligados com as companhias aéreas e hoteleiras do mundo todo. Se você exigir que ele “honre a tarifa” tenha ciência de que este valor possivelmente sairá do bolso do agente, e nada mais triste que causar prejuízo a alguém justamente quando estamos planejando nossas férias, correto?
Espero ter ajudado e caso queiram dividir comigo algum fato parecido com os descritos aqui estejam totalmente a vontade! Tentarei descobrir e explicar o que houve. Trocando experiências crescemos mais a cada dia!
Grande abraço a todos!