Como ligar do Exterior para o Brasil?

Como ligar do Exterior para o Brasil?

26/04/2016 0 Por CarlaUmbria

Você nunca pensa que precisará  fazer uma ligação de emergência não é mesmo? Engano seu… Isso acontece com muita gente e é ainda mais difícil resolver essa questão em um momento de necessidade.

Veja abaixo como proceder com as diversas formas de ligação do exterior para o Brasil. Anote em sua agenda de viagens e vá tranquilo!

O telefone, quando se viaja a lazer, sempre é a última coisa com a qual nos preocupamos. Existem situações em que ele realmente não é tão necessário, principalmente quando se viaja em grupo, quando há alguém que está com um aparelho para emergências ou quando se viaja em visita a residentes no exterior, pois estamos amparados com estes amigos por perto.

Mas, e no caso de uma viagem a lazer que não se enquadra nas alternativas acima? Qual seria a melhor opção? Conversar com a empresa de seu plano de telefonia e pagar o roaming  para uso no exterior? Cartões pré pagos? Acesso a internet por smartphones e i-phones? Ligações a cobrar? O que é possível fazer e o que é melhor para cada caso?

Vamos então as análises. Veja em qual situação se enquadra, anote os passos para utilização do serviço que precisa e deixe de se preocupar com a comunicação a partir de agora!

 

Ligações a cobrar, de aparelhos fixos para fixos no Brasil

Esta é uma das formas mais utilizadas por quem precisa acessar seguros de saúde para liberação de atendimento, mas é também uma boa saída para quem não quer levar seu celular.

Ela funciona com uma ligação de um telefone fixo no exterior para outro fixo no Brasil, a cobrar. Os custos por ligação tem ficado em média 45% mais econômicos neste formato do que quando utilizamos o celular. E as vantagens não param aqui.

A operadora de telefonia Embratel oferece um serviço chamado Brasil Direto, que tem atendimento em português. Assim sendo, além da economia ainda se conta com a facilidade no processo, ótimo para quem não tem fluência no idioma do local onde está.

O procedimento é simples: Basta somente:

  • ligar para o número do programa “Brasil Direto” referente ao país onde você está
  • Informar ao telefonista o número de telefone que você quer falar
  • Informar o nome da pessoa com quem deseja falar ou nome do local onde a ligação cairá ( empresa, consultório… )
  • E… falar com quem precisa.

A conta dessa ligação virá descrita na próxima fatura do telefone para o qual você ligou, com todos os detalhes. 

Vejam um exemplo de uso que eu tive no exterior.

  • Com o número de Israel para o serviço Brasil Direto  (180 920 55 55)  usei o telefone do quarto no hotel, discando conforme acima.
  • Quando fui atendida, pedi pelo número de minha casa em Curitiba dizendo “desejo falar com Curitiba, Paraná,  no número 41 ….. , e informei o nome de meu pai
  • A ligação foi atendida por minha mãe então, antes de transferir, a telefonista me informou “Ligação atendida pela Sra…, podemos transferir?” Eu aceitei e falei com minha mãe por 4 minutos.

O custo dessa ligação em nossa próxima fatura foi de R$ 39,90 em 2013. Para um comparativo: ligações que as vezes eu precisava fazer de meu celular para um celular de Porto Alegre, neste mesmo período, por cerca de 10 minutos, me davam um custo de R$ 45,00… Vale bastante a pena!

E no caso dos custos de ligações para liberação de assistências médicas em seguros de viagem, o valor cairá direto na conta da seguradora, você não pagará nada por isso.

Vale lembrar aqui: essa é uma modalidade de serviço para viajantes que não precisarão se colocar em contato todos os dias com o Brasil. Não pede para que você invista em nada no exterior nem que contrate um plano internacional no Brasil mas, fique atento, o uso aqui é interessante se for por tempo reduzido.

Abaixo coloco uma tabela  para download contendo os números do serviço Brasil Direto para ligações a cobrar do exterior para o Brasil.  Os números estão listados por países. Baixe, anote o dado referente ao país para onde viajará e fique tranquilo.

 

 

Usando seu próprio telefone celular para ligações no exterior

Uma das vantagens de usar seu próprio telefone é o fato de seu número pessoal ser mantido, assim se você precisar atender ligações durante a viagem não terá qualquer tipo de problema. Mas consulte sua operadora no Brasil pois essa é a modalidade mais cara de utilização de telefonia.

É neste tipo de opção que se conversa com a Operadora para contratar um plano de Roaming Internacional. O que ocorre aqui é que você paga por este  deslocamento de nacionalidade ou paga uma tarifa fixa por dia de uso, só contabilizado nos dias em que usar o telefone. Dependendo da operadora pode ser uma vantagem porém, fique atento ao que lhe informam e consulte outros clientes.

Algumas operadoras garantem, na loja, que a tarifa é fixa e você só pagará “tal valor” por dia de uso, quando usar o aparelho porém, quando sua conta chega, além do valor você tem o custo de roaming e se porventura acessar a internet ainda tem mais esse tributo.

Creio ser a pior alternativa de todas, pois você se torna absolutamente refém da operadora, e como já terá utilizado o serviço quando chegar a fatura, uma contestação destes valores será um processo que levará tempo tramitando na justiça. Tempo de você fazer até uma nova viagem.

Converse com sua operadora contudo, pelas reclamações de todos os passageiros que já tive nesta situação, não recomendo essa opção de uso.

 

Umbria Lemos Turismo - Como ligar do exterior

Usando seu próprio celular com chips internacionais

Existe uma segunda modalidade de uso para quem quer usar o próprio aparelho mas quer fugir dos altos custos dos planos de roaming internacional e internet. São os CHIPS pré pagos, chamados de SIM Card, e que podem ser até 70% mais econômicos do que os valores  do roaming.  Vale a pena verificar quais empresas trabalham com isso no destino que irá visitar.

Para poder utilizar este formato, basta ter um celular GSM ( todos os smartphones são ) desbloqueado ( todos os smarts devem ser desbloqueados mas confirme essa informação com a loja onde comprou seu aparelho ou com sua operadora )

Basta portanto levar o aparelho pronto e comprar um cartão direto no aeroporto. Há várias opções disponíveis porém, para que você possa se familiarizar, verifique estas duas empresas para começar suas pesquisas:

  • Max Roam  –  É uma das mais conhecidas do mundo, tendo boa cobertura na Europa. Acesse o site da empresa e veja como ela trabalha e como seria a compra do SIM Card.

Umbria Lemos Turismo - Como ligar do exterior - MAX ROAM

  • T-Mobile  –    É uma das mais usadas no Estados Unidos. Acesse o site e verifique as condições.

Umbria Lemos Turismo - Como ligar do exterior - TMobile

 

Fique tranquilo. Caso ache interessante comprar diretamente no local, procure uma das várias lojas de operadoras de SIM Card dentro dos aeroportos e de posse das informações destas primeiras comparações que faço aqui, proceda com a compra e já coloque o cartão em seu aparelho.

 

Os cartões pré pagos, um formato antigo que pode funcionar – mas nem sempre.

Os cartões pré pagos parecem ser bastante simples para utilização, e por isso além de serem aparentemente acessíveis em valores, são ainda uma opção bem procurada por viajantes principalmente as pessoas que já viajam a muito tempo.  Antes dos celulares e das várias formas de contato via internet, estes cartões eram a melhor maneira de comunicação. Mas os tempos mudaram.

A meu ver eles ficaram ultrapassados por algumas questões em sua utilização. Eles podem funcionar muito bem em países onde o passageiro domine o idioma local dos sistemas de telefonia, mas, o que fazer em locais com idioma pouco usual?

 

Umbria Lemos Turismo - Como ligar do exterior - callingcard

                            Um dos cartões pré pagos vendidos no Oriente Médio

 

Minha última experiência com essa modalidade foi desastrosa. Estávamos com um grupo de viajantes, eu e minha colega como guias, e na chegada ao hotel em Petra, Jordânia, os passageiros precisavam conversar com seus familiares, rotina normal de grupos de viagem.

É preciso, para utilizar um cartão pré pago, digitar o número de série dele ( que é uma senha para liberar seus créditos comprados ) e então digitar o número de telefone do destino que se deseja, acrescido do código internacional ( no caso, uma ligação para o Brasil seria 55 + código da cidade + número do telefone )

O tormento: Caso você digite qualquer número equivocadamente, o operador de telefonia irá gentilmente pedir para que você confira o número discado e tente novamente… Em uma gravação no idioma local… E depois disso o telefone dará 3 tons de chamada e a ligação cairá. Brilhante…

Mais brilhante ainda é eu só saber disso hoje… Naquela ocasião pensei em várias coisas: Que a mocinha na linha estaria me dando receita de holmus, previsão do tempo, resultado do jogo e nessas eu já tinha até, depois do último toque, deixado um recado para ela em inglês… Traumatizante.

Umbria Lemos Turismo - Como ligar do exterior - callingcard

Um dos cartões vendidos nos Estados Unidos

Talvez agora que já lhe dei a dica você não sofra como eu sofri porém, muitas pessoas queixam-se de que os créditos acabam sendo gastos nas tentativas ou de que alguns hotéis cobram taxas para a utilização do cartão em telefones dentro de suas dependências, debitadas  de seu próprio saldo ou em taxas pagas na saída do hotel.

A média de custos de um cartão pré pago gira em iniciais U$ 25,00 e pode ir até U$ 150,00. Acho caro, complicado e o controle dos créditos que sobram não é claro. Não acho que compense mas, é sempre uma opção facilmente encontrada em aeroportos então, para uma emergência acredito que acaba valendo. Apenas para uma emergência e pelo menor valor ( U$ 25,00 )

Vale lembrar que, este valor mínimo dá aproximadamente 15 minutos de conversa somente.

O melhor método (em minha opinião)

E praticamente gratuito… Use pontos de internet de estabelecimentos com wifi liberado e use seu Skype, Viber ou Whats App.  Basta que você mantenha o “acesso ao uso de dados”  desligado ( é assim que se chama o uso de internet de meu plano em meu smartphone. Verifique como se chama esse acesso no seu aparelho ). Assim, quando você estiver em um lugar que possua wifi,  irá se conectar ali e usará os formatos de conversação on line, redes sociais, e-mails e mensagens normalmente.

Qual o “perigo” que temos nesta modalidade?  Alguns celulares, quando não mais identificam o sinal wifi local, tendem a procurar automaticamente o sinal de 3 ou 4G disponível para aquela linha. Sendo assim, tome bastante cuidado pois, caso você esteja em um café em Paris, por exemplo, usando a internet local, e depois de conversar com sua família, acessar redes e enviar fotos, esqueça seu celular ligado e saia dali, ele poderá buscar o roaming de sua linha e neste caso… adeus economia.

Seu celular irá rastrear todas as respostas de satélite desde onde a linha foi registrada ( por exemplo, Curitiba ) até onde o aparelho se encontra ( Paris ). Pense na desgraça disso, a custo real, sem pré negociação com a operadora, nada…

Sua conta de telefone, numa situação dessas, poderá chegar a valores que permitiriam a compra de um novo aparelho. Portanto, fique atento: se quiser economizar de verdade usando este formato de contato, fique alerta com o Uso de Dados e nunca esqueça de desligar o aparelho a cada vez que se retirar de um local onde exista o wifi.

Uma outra saída para fugir deste susto com o roaming seria você estar com um celular de chip pré pago brasileiro, um celular de créditos.  Em uma situação como a acima, o celular pararia imediatamente de buscar a localização do aparelho via satélite quando acabassem os créditos que você colocou aqui no Brasil.  Seria a solução ideal e neste caso, para as pessoas que usam celulares pré pagos no Brasil, a estratégia perfeita de comunicação.

 

Umbria Lemos Turismo - Como ligar do exterior - callingcard

                Wifi gratuito em locais turísticos: O grande amor dos viajantes atuais!

E qual seria a melhor escolha? 

Sem dúvida é aquela que atinge o intuito de sua viagem e a forma como você pretende se comunicar com as pessoas aqui no Brasil.

Sempre digo que: vale muito a pena levar consigo os números para ligação a cobrar pois, essa sempre é a maneira mais rápida de falar com seus familiares aqui porém, veja qual será sua necessidade de conversação e analise os valores.

Eu acredito que o roaming internacional é o formato mais caro e o uso de wifi em locais liberados é o mais barato mas a questão nunca é preço e sim, o que você precisa, em primeiro lugar. Saber que há formatos mais caros porém mais tranquilos, outros totalmente econômicos porém, requerendo cuidados, vai ajudá-lo em sua escolha final pelo melhor formato.

A dica de ouro:  antes de acatar o que sua operadora oferece, converse com amigos ou pessoas indicadas por eles que tenham celulares da mesma operadora e tenham viajado com eles. Há vários grupos sobre este assunto dentro das redes sociais, procure e se informe com quem usou os serviços. É melhor confiar no viajante que sentiu na pele o que é necessário.

Minha dica:  Faça seu “combo”. Compre um chip local (SIM CARD) +  leve os números de acesso a ligações gratuitas + use sempre o wifi dos locais liberados. Desta forma você estará totalmente protegido e com um telefone útil nas mãos, por toda a viagem e sem sustos.

Vale também levar seu celular com um chip brasileiro, lembrando sempre de deixar o Uso de Dados desabilitado, para que você possa usar o celular apenas para comunicação via internet através das redes sociais usando o wifi de locais turísticos.

 

Mais tranquilo agora sobre como fazer ligações do exterior para o Brasil?
Se ainda sentir-se inseguro e quiser conversar mais sobre o assunto, deixe uma mensagem na caixa abaixo e responderei para você!

 

Se preferir deixar seus apontamentos de forma pública, comente no campo ao final deste artigo, assim você também poderá partilhar sua dúvida ou dica com mais pessoas, e todos se ajudarão.

E não esqueça de curtir e compartilhar essa postagem. Isso nos ajuda a crescer e com certeza ajudará mais gente a resolver seus problemas de comunicação em viagens!

E assine o site! Toda semana tenho postagens novas com dicas, destinos, algumas promoções, vale a pena acompanhar!

Obrigada por estar aqui e nos falaremos em breve!