PRAIA DO FORTE: A Natureza e a Paz se Encontram!

PRAIA DO FORTE: A Natureza e a Paz se Encontram!

08/10/2015 0 Por CarlaUmbria

A Praia do Forte, pertinho de Salvador na Bahia, é internacionalmente conhecida pelos projetos ambientais voltados a conservação de espécies marinhas, como o projeto TAMAR que cuida das tartarugas.

Mas não é somente o espírito conservacionista que encanta seus visitantes. A Praia do Forte é um dos mais belos cartões postais do estado. Venha conhecer!

praia do forte

Lar das tartarugas marinhas, a Praia do Forte é um encanto escondido pertinho de Salvador

Esse cantinho, situado a cerca de 50 quilômetros de Salvador é um vilarejo histórico, iniciado por volta do século de XVI ao redor de um forte construído por Dom Garcia DÁvilla, um fidalgo português. Este senhor trazia da Ásia as mudas de coqueiros, os tão famosos coqueiros da Bahia, e muitas famílias se achegaram a ele buscando trabalho neste plantio e também a proteção que o forte trazia.

Farol na Praia do Forte

O farol da Praia do Forte, um das poucas estruturas com pedaços remanescentes da construção do Forte de Garcia DÁvilla

Nascia assim um dos primeiros vilarejos do Brasil.

Dom Garcia era responsável pelo armazenamento e distribuição de víveres que vinham de Portugal para as novas vilas de Santa Cruz de Cabrália ( ainda não éramos Brasil ) e o forte servia como ponto de estocagem destes itens. O plantio dos coqueirais e o início da criação de alguns animais como bois e galinhas viriam um pouco mais tarde, influenciados pelas pesquisas e viagens de Dom Garcia.

parte do Castelo Garcia DÁvilla

Aqui outra parte das construções feitas por Dom Garcia, este trecho do Castelo foi 2 séculos mais tarde transformado em uma Igreja e é aberto para a visitação.

O Castelo Garcia DÁvilla ou a Casa da Torre, como ficou conhecida construção que compreendia todo o forte teria sido o primeiro castelo – ou fortificação militar – construída no Brasil. Trancoso e Porto Seguro tinham somente as igrejas e duas fortificações menores. A construção de Dom Garcia é um marco para a origem dos povoados brasileiros.

piscinas naturais da Praia do Forte

Não são somente ruínas para se visitar não…  Que tal um mergulho?

Mas nem só de histórias vive este lindo lugar, não é?  

A maravilhosa costa, repleta de recifes de corais com visitas de inúmeras espécies da fauna marinha sempre atraiu muitos pescadores e famílias, que adotavam o lugar para viver e de lá não mais saiam.

praia do forte

Um passeio pelas ruas da vila revela os pés de tamarindo e as flores de hibisco, colorindo e enchendo de cor – e sabor! – os dias. Experimente um chá de flor de hibisco fresco, é incrível!

Ainda hoje é impressionante observar a forma como esta região continua preservada. Principalmente se pensarmos que ela existe como povoado desde o tempo do descobrimento do Brasil. A natureza rica, de certa maneira, contribuiu para que as pessoas preservassem o local o máximo possível.

desova das tartarugas no tamar praia do forte

As tartaruguinhas recém nascidas e a corrida para o mar. Este é o instante  mais importante de suas vidas, e o que é mais acompanhado pelos biólogos do projeto. Apenas 25% delas consegue sobreviver após o nascimento,e muitas morrem entre a areia e a água, neste momento.

A desova das tartarugas sempre ocorreu por ali.

Durante meados da década de 60 elas quase foram extintas, dadas as descobertas internacionais sobre os benefícios cosméticos da casca e dos ovos das tartarugas para rejuvenescimento e tratamento de queimaduras.

Foram cerca de duas décadas de luta pela preservação desta espécie, travadas por moradores e amantes da região, que compreendiam o risco que estes animais corriam.

As tartarugas são um marco da pesquisa sobre a evolução das espécies desde Charles Darwin e muito ainda há para se descobrir através delas. Em 1980, como apoio do Ibama, nasce o projeto Tamar, que depois de 3 décadas de intenso trabalho conseguiu devolver muitos animais a seu ambiente natural e preservar a desova e nascimento de novos espécimes. Graças a eles, as tartaruguinhas estão protegidas, ao menos na Praia do Forte!

 

projeto tamar

O cuidado dos biólogos revela um amor pela profissão. E como não se apaixonar por estes bichinhos?

E quanto a estrutura para turismo, a Praia do Forte é privilegiada.

Possui dezenas de excelentes pousadas e hotéis de redes familiares e locais , redes internacionais renomadas, como a espanhola IBEROSTAR, que está com ótimas promoções para 2015 e 2016 que vocês poderão ver no orçamento que coloco abaixo.

praia do forte

A`maior parte das pousadas também tem restaurantes então, a noitinha, pegue um crepe na rua principal para enganar a fome e vá pesquisando, conhecendo, há muita opção, aproveite!

A Gastronomia é outro ponto fortíssimo do lugar. Devido ao forte trânsito de portugueses durante os dois primeiros séculos desde o descobrimento, a região guarda consigo detalhes da culinária ibérica com os toques de temperos tipicamente brasileiros.

praia do forte

As noites são deliciosas, aproveite para jantar em um lugar, comer uma sobremesa em outro e tomar alguma coisa ainda em outro local. Quem resiste a estas mesinhas com velas?

Você terá vários restaurantes de padrão internacional mas minha dica é buscar dentro da vila os restaurantes familiares e provar os pratos mesclados das culturas.  Um que eu adoro e que vale muito a pena – é bom, simples e barato – é o Mania de Comer. Lá você encontrará frutos do mar mas também pratos feitos e sanduíches. É uma ótima opção para fugir dos altos preços e o carinho e tempero fazem a diferença. Infelizmente não tem site, mas fica na  rua principal, sem erro!

E vamos as tarifas?

Deem uma olhadinha nestes preços para 2015 e para 2016. Eles estão preparados para saídas de diversas cidades do Brasil mas, caso sua cidade não esteja na lista, me mande uma mensagem no espaço que deixo logo abaixo da cotação, informando de onde gostaria de sair, quais as datas de sua viagem e quantas pessoas viajarão. Responderei em seguida!

Clique na imagem para vê-la ampliada.

praia do forte

 

E aqui, deixe a sua solicitação detalhada. Ela virá diretamente a mim, não aparecendo nos comentários do artigo. Fique a vontade!

Grande abraço, aguardo seu contato e obrigada por acompanhar o site! Oops! Você não me acompanha ainda? Não perca tempo e assine para receber todas as postagens!