Walt Disney World e seus funcionários: Os 4 Motivos Que Tornam Este Destino Inesquecível Para Todo Viajante
Existem destinos que acompanham modismos, ditados por filmes, novelas, músicas e livros porém, há certos lugares que são eternos para o coração dos viajantes e um deles é Walt Disney World em Orlando, Flórida. E quais são os motivos para que isso aconteça? Por que mexem tanto com as emoções das pessoas?
“Se é possível imaginar, é possível realizar!” – Walt Disney
Cada pessoa que reside no lado ocidental do mundo e que nasceu após 1930 sabe quem é este homem e em algum momento da vida já se emocionou com uma de suas histórias. Se isso não fosse o suficiente, o seu sonho de alegrar as pessoas além das telas de cinema acabou muito maior do que as ideias tímidas que teve com seu irmão, Roy Disney, ainda na década de 30.
A Walt Disney World é hoje um grupo que emprega cerca de 45 mil pessoas apenas em seus parques e está avaliado em cerca de 22,5 bilhões de dólares. Mas números fortes não fazem com que esta empresa seja o que é hoje e continue a crescer. O maior capital dela, sua força motriz, é outra.
Não é apenas um negócio rentável, é uma força que dá asas a imaginação das crianças, não importando que tenham 10 ou 80 anos de idade.
Em um passeio pelo Walt Disney World, construído em 1971, tem-se o exemplo perfeito da filosofia Disney. É nele que reúnem-se Magic Kingdom Park, Epcot Center, Disney-MGM Studios e Disney’s Animal Kingdom Theme Park. Fora isso, são mais 12 hotéis, diversões noturnas, centros de compras, campos de golfe, parques aquáticos e outras tantas instalações de lazer, tudo coordenado por funcionários extremamente atenciosos chamados de Membros do Elenco (Cast Members).
A primeira certeza que se tem no Walt Disney World é de que realmente foi projetado para atender a todas as necessidades do público e assim apoiar a cultura da empresa. Cada detalhe é perfeitamente cuidado, como por exemplo a loja que vende e conserta máquinas fotográficas estar localizada na entrada, ou as janelas das lanchonetes e serviços de “shuttle” – transporte elétrico interno ao parque – serem maiores do que o normal, para que as crianças possam ver tudo sem incômodo. Existem também bancos espalhados por todos os cantos, para que as pessoas possam se sentar e descansar ou simplesmente parar por alguns instantes e apreciar a magia das memórias de infância que o parque incita a todo momento.
Tudo está ligado ao estímulo das emoções
O parque foi construído com base na teoria da perspectiva forçada, que cria a ilusão de distância. Tem-se com isso a impressão de que, por exemplo, o Castelo da Cinderela que fica perto da entrada estaria bem mais afastado e seria mais grandioso.
Outra amostra do trabalho acerca do estímulo das emoções é a sonorização: à medida que se avança pela rua principal do parque aumenta o volume da música. Isso mexe muito com o entusiasmo das pessoas, deixando-as mais animadas e ansiosas para aproveitar o dia.
A preocupação com detalhes é meta do grupo. Ao final do passeio, depois que o visitante dá a volta no castelo depara-se com a estação de trem, a ideia é proporcionar-lhe conforto já que depois de passar o dia no parque, ele estará exausto e querendo andar o mínimo possível.
Segundo um funcionário com 25 anos de carreira no complexo Disney:
“Para levar em conta tantos detalhes em nosso espetáculo, investimos um pouco mais de dinheiro e prestamos um pouco mais de atenção, mas não é tão caro como se imagina…”
Contudo, é preciso investir muito para atender bem os mais de 25 milhões de pessoas que visitam o parque a cada ano, 20% estrangeiros aos Estados Unidos dos quais o Brasil está entre os quatro países que mais enviam visitantes, ao lado de México, Inglaterra e Canadá. Um investimento certeiramente rentável.
Existem outras curiosidades também sobre o cuidado com o visitante e treinamento dos Cast Members, para tornar a experiência de cada turista algo inesquecível. É difícil imaginar alguém triste em um lugar como este porém a diversão de todos que estejam dentro do perímetro de trabalho de um Cast Member é de sua responsabilidade.
Caso um turista não esteja sorrindo, ou sente-se em um banco e demonstre qualquer sinal de tristeza, por exemplo, imediatamente surgirão Cast Members ao seu lado e tratarão de fazê-lo sorrir. Para estes funcionários, a alegria é a missão da empresa e eles se empenham nisso.
Poucas empresas conhecem o segredo da formação profissional como a Walt Disney World
As estatísticas mostram que a Walt Disney World é uma das melhores empresas quanto ao gerenciamento de recursos humanos. Segundo Michael Tushman e Charles OReilly, autores de “Winning Through Innovation” ( Vencendo através da Inovação – ed.Harvard Business Press ), a empresa perde apenas 15% de seus funcionários de primeira linha por ano. Um número baixo se considerarmos que este tipo de trabalho é bastante extenuante e tende a ser temporário. Ou seja, a maioria das pessoas que pretendia trabalhar no parque por cerca de 01 ano acaba permanecendo segundo as pesquisas por 2 ou mais. A média atual da permanência de funcionários é de 2 anos e meio.
É fácil entender por que a Walt Disney World é tão preocupada e eficiente com a seleção e o treinamento de seu pessoal.
São os funcionários, jovens na maioria e muitas vezes inexperientes, os encarregados de fazer sorrir milhões de pessoas.
O treinamento Disney a um candidato a condutor de barcos, por exemplo, supera em muito o preparo oferecido por inúmeras empresas aos operadores de suas máquinas mais sofisticadas.
“Nossos produtos são muito bons, mas é o toque humano que produz uma experiência boa ou ruim.” Leslie Bays, responsável por seminários de treinamento, que trabalha na empresa desde 1975.
Os funcionários são treinados para perceber as emoções dos visitantes e tratar cada um de modo adequado. Ampliou-se o conceito de produto para incluir esta forma de pensar. A filosofia Disney de superar as expectativas e dar atenção a todos os detalhes deve ser aplicada até no estacionamento, afirma Dennis Snow, diretor do departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Walt Disney World.
Para que o cliente fique realmente satisfeito, a Walt Disney World adota quatro princípios que diferenciam sua visão de serviço:
- Cortesia: Os funcionários querem ser os mais amistosos do mundo e a empresa também exige que sejam.
- Eficiência: Os funcionários sempre trabalham enquanto os outros se divertem. Para conseguir um bom show é necessário realizar um cuidadoso trabalho em equipe.
- Segurança: Todos sabem prestar primeiros-socorros.
- Show: O show deve ser perfeito e o Disney Style contribui para isso. Os funcionários não devem mascar chiclete, beber, fumar ou se sentar enquanto estão em cena. Segundo a filosofia da companhia, a qualidade do show depende de tudo isso.
O sistema de comunicação interna, em sintonia com as metas de prestação de serviços da Walt Disney World, ajuda muito nesse aspecto. O programa “Whats on Your Mind?” (O que você tem em mente?), por exemplo, permite aos Membros do Elenco fazer todo tipo de sugestão. Isso é complementado pelo fato da empresa delegar aos funcionários o máximo de poder de decisão.
Walt Disney contribuiu com uma imensa dose de imaginação e muito talento para criar a companhia. Ele imaginou muitas das melhores produções Disney, como a Branca de Neve ( o primeiro longa-metragem de animação da história do cinema ) o personagem Mickey Mouse, a Disneyland e o Epcot Center.
A companhia que Walt criou continua levando a magia Disney a todas as crianças do mundo muitos anos depois de sua morte. Hoje se fala de relacionamentos e fidelidade no mundo dos negócios, mas Disney colocava tudo isso em prática vários anos atrás.
O maior segredo desta empresa de sucesso é o que move mais e mais viajantes para lá todos os anos: Walt Disney sempre soube como fazer pessoas felizes, e sua empresa leva adiante este seu precioso legado.
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No mais, deixe seu comentário na caixa abaixo. Me conte sobre sua experiência na Disney, suas lembranças, me mande fotos! Gostaria muito de saber como esta magia e como esta forma de gerir uma empresa voltada ao bem estar das pessoas e dos funcionários afetou você em sua viagem.
Grande abraço, obrigada por me seguir!