A-HA em Curitiba no Dia 15 de Outubro de 2015!

A-HA em Curitiba no Dia 15 de Outubro de 2015!

21/07/2015 0 Por CarlaUmbria

Não perca esta apresentação incrível de uma das bandas mais populares dos anos 80, em Curitiba! Veja detalhes sobre o show abaixo e compre suas passagens e hotel para vir a Curitiba aqui!

 

Uma das bandas mais icônicas dos anos 80, o A-HA é  hoje dono de uma vasta legião de fãs. Fiéis, eles ainda guardam ( como eu! ) os vinis datados, alguns autografados em uma das 6 ocasiões em que estiveram por aqui. Parece muito, não? Porém, estes shows aconteceram todos em uma grande leva, no final dos anos 80 e começo dos anos 90. A 24 anos ocorreu a maior turnê deles, não só pelo Brasil como a maior em  toda sua carreira e a 13 anos o grupo não retornava para apresentações por aqui.

Vinte e  quatro anos são… DUAS DÉCADAS?

Se você também é daqueles que pensa “os anos 90 estão logo ali, faz só 10 anos” compreenda: assim como eu, está envelhecendo colega! Mas preste atenção, envelhecer é consequência. Ficar velho e rabugento em casa é opção e eu não me enquadro nisso! Então vamos relembrar um pouco sobre essa banda que adoramos e olhar para futuro, dia 15 de outubro eles estarão em Curitiba e queremos muita gente por aqui, aproveitando esse momento!

Certo Sr Fredricksen?

Certo, Sr Fredricksen? Ficar em casa não é opção!

As 06 visitas ao  Brasil

Foram realizados em 1989, no Rio de Janeiro dois  shows na Praça da Apoteose e em São Paulo três shows no Parque Antártica,  ambos lotados. Me lembro da Rede Globo transmitindo um especial com trechos do ensaio para o show da Praça da Apoteose. A banda na época não imaginava qual seria a repercussão de seu sucesso. Muito comparados com Duran Duran, os feitos astronômicos de público em nossa terrinha deixaram os ingleses da concorrência bem enciumados. O disco “Stay on These Roads” ficou durante 7 meses entre os 3 mais tocados e o show foi eleito o melhor do ano na votação dos leitores da revista Bizz. A saudosa revista Bizz!

Duran Duran

Bem… Eu adoro os primeiros discos do Duran Duran, mas… os guris do A-Ha eram bem mais bonitos!

A-ha

Vikings! Está explicado! Por isso são mais bonitos! ahahah

Rio de Janeiro– Praça da Apoteose – Dias 10 e 11 de março.
Público: (Os shows tiveram aproximadamente 80.000 pessoas por dia).

São Paulo– Estádio Parque Antártica – Dias 17, 18 e 19 de março.
Público: (70.000 pessoas nos dias 17 e 18 e 50.000 no dia 19).

Revista Bizz

As revistas focavam muito em Morten Harket, vocalista da banda. Esta imagem é de um dos encartes especiais da Revista Bizz, que vinham anexos contendo informações mais detalhadas além da reportagem interna formal – e ninguém pagava mais por isso!

E o imenso show de 1991, no Rock In Rio II

Foi a consagração da banda em público no Brasil. Eles vinham de 3 anos incrivelmente bons e produtivos, ocupando sempre um dos três primeiros lugares das principais listas de sucesso, tanto nos Estados Unidos ( a famosa lista da Billboard ) como na Inglaterra. E um detalhe importante: na Inglaterra neste período presenciava-se a invasão do movimento “post punk” ou melhor dizendo, a distribuição para o mundo, em larga escala, das bandas que vinham se consagrando neste gênero desde 1977. Nomes como The Smiths, Echo & The Bunnyman, Joy Division entre outros eram agora conhecidos pelo mundo e muito aclamados na Inglaterra.  Ainda assim, o A-Ha manteve-se no topo da lista de sucessos nas terras da Rainha.

E no Brasil, os números de público dos shows lhes deram marco no Guinness Book:

Rio de Janeiro– Estádio do Maracanã – Dia 26 de janeiro de 1991. Público: 200.000 pessoas!!!

Foi épico, sem sombra de dúvidas. E digno de algo ainda maior em seguida: Eles foram a banda com o maior número de shows dentro de uma mesma turnê no Brasil. Na sequência do show no Rock In Rio II aconteceram quatorze ( isso mesmo, 14! ) shows em várias cidades do país. Os números eram imensos para uma época sem redes sociais, sem ingressos vendidos via site, sem cartões de crédito nas mãos de toda a população e moeda instável… Se lembram deste cenário no Brasil? E ainda assim, os shows lotavam!

A-Ha

Revista Capricho… garotas, quem não teve uma?

  • Brasília – Estádio Mané Garrincha – Dia 17 de maio.
  • Goiânia – Estádio Olímpico de Goiânia – Dia 18 de maio.
    Público: (17.000 pessoas).
  • Uberlândia – Estádio Parque do Sabiá – Dia 19 de maio.
    Público: (25.000 pessoas)
  • Minas Gerais – Ginásio de Esportes Mineirinho – Dia 21 de maio.
  • Ribeirão Preto – Estádio Palma Travassos – Dia 24 de maio.
  • São Paulo – Ginásio do Ibirapuera – Dias 25 e 26 de maio.

Vejam esta imagem, extraída do Jornal Bahiano “A Tarde”, de 1991.

A Ha no Brasil

  • Campinas – Estádio Brinco de Ouro – Dia 27 de maio.
  • São Paulo – Ginásio do Ibirapuera – Dias 29 de maio.
  • Fortaleza – Ginásio Paulo Sarazarte – Dia 31 de maio.
  • Recife – Geraldão – Dia 02 de junho.
  • Aracaju – Augustu’s – Dia 04 de junho.
  • Salvador – Centro de Convenções da Bahia – Dia 05 de junho.
  • Porto Alegre – Ginásio de Esportes Gigantinho – Dia 07 de junho.

E em 2002, um retorno pouco divulgado mas com shows de competência.

Os anos 90 acabaram por declinar as bandas pop das listas de sucessos americanas e inglesas por um motivo bem específico e pontual: O Grunge, que derrubou – melhor dizendo – não só o pop como também outros gêneros musicais bem sucedidos ao longo das últimas duas décadas antes de 90, como o Heavy Metal ( e aqui podemos incluir as bandas de Hair Metal como Poison, Warrant, Mötley Crue e outras ) e várias bandas Heavy Clássico.

Poison

Poison

Warrant

Warrant

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foram tempos difíceis para Iron Maiden, Black Sabbath, Deep Purple entre outras. O Grunge tomou o mundo de maneira meteórica e transformou radicalmente a forma como os jovens ouviam rock. Uma grande “peneira”, podemos dizer, instalou-se no cenário musical, a qual só os muito bons sobreviveriam. Timidamente o A-Ha passou por ela, mas não sem danificar-se. O vocalista, Morten Harket, nesta época decide tomar carreira solo mesmo sem oficialmente deixar a banda. Eram “outros projetos mais maduros” dizia ele. Na verdade, talvez fosse um anseio por encontrar novamente a antiga fórmula que mexia com multidões e que agora não parecia mais fazer efeito diante de nomes como Pearl Jam, Stone Temple Pilots, Nirvana, Soundgarden, entre outras.

Nirvana

Nirvana e o lema da geração de 1990 em uma única frase: “Here we are now, entertain us”

Mas, como tudo o que é bom sempre encontra seu modo de fazer-se presente, quem tinha talento ficou e voltou.

É o caso das bandas de Heavy Metal que citei acima, hoje lotando shows como não fizeram antes no Brasil, assim como o pop da década de 80 voltou a todo vapor, trazendo as bandas que amávamos novamente à nossos palcos. Tínhamos no passado eventos pequenos espalhados por cidades que não se comunicavam entre si. As turnês eram isoladas e em tamanhos mais tímidos, a exceção dos mega eventos como  os saudosos Hollywood Rock, Free Jazz Festival ou Natu Blues Festival, todos extintos pela lei anti apologia as drogas. O Skol Rock seguiu pelo mesmo caminho no final dos anos 90 porém, de alguma forma, o Skol Beats tem conseguido burlar a lei. E a grande diferença do cenário que vemos no começo dos anos 2000 para agora é justamente esta: as grandes turnês voltaram, as cidades se comunicam, os shows não dependem mais de um grande evento que os patrocine para que estejam aqui, por mais que no caso do A-Ha agora, em 2015, eles estejam atrelados ao Rock In Rio, a ampla divulgação dos outros shows de tona turnê faz com que os fãs possam optar por onde poderão assistir o trio norueguês.

Alice In Chains

As pérolas do saudoso Hollywood Rock: Alice in Chains em 1993

Robert Plant

E o maravilhoso Robert Plant em 1994. Ele voltaria com Jimmy Page em 1995 para o show “No Quarter”, também dentro do Hollywood Rock. Eu não fumava por causa destes eventos,mas aprendi a gostar de muita coisa boa por causa deles. Por que leis rígidas por um lado e tão flexíveis em outros campos?

E aqui eu entro!

Os ingressos para os shows de toda turnê brasileira “Cast in Steel Tour 2015” já estão disponíveis no site Disk Ingressos, com preços iniciais de R$ 380,00 inteira e R$ 190,00 meia ( estudantes e portadores de certos cartões de desconto, esclarecidos pelo site ). Estes valores são referentes aos ingressos de 15 de outubro em Curitiba.

E para você, que é de fora e quer aproveitar a data para vir conhecer esta cidade que tanto amo, cote e compre suas passagens aéreas e sua hospedagem no meu site! Os preços estão muito bons mas é importante correr. Conforme os ingressos forem esgotando em outras cidades mais pessoas virão para cá, e já sabemos que show do A-Ha lota. Não deixe para depois!

Se tiver qualquer dúvida, me mande um e-mail ou deixe nos comentários!

Vamos organizar um encontro e nos conhecermos pessoalmente no show? Que tal?

Abraços a todos!!