Moussaká: Um Prato Grego Para Os Dias de Festa
Eu comentei na página de apresentação aqui no site que sou apaixonada pelas coisas que podemos encontrar dentro na nossa própria cidade, escondidas muitas vezes bem perto de nós.
Tanta história pode passar desapercebida
E essa festa linda na Associação Helênica do Paraná
Comida saudável, bela aos olhos e maravilhosa ao paladar.
O que entendemos sobre a culinária Grega?
E de onde veio essa maravilha?
Vamos a receita? Anote os dados e as dicas!
Ingredientes:
- 3 berinjelas grandes
- 1 cebola grande
- 400 g de carne moída de alcatra e porco misturadas ( Dica: a mistura destas duas carnes substitui bem o sabor da carne de carneiro. Se você tiver oportunidade de fazer com carne de carneiro faça, fica incrível! )
- 1 batata grande
- 1/2 copo de molho de tomate caseiro ( E outra dica: tomate cereja fica ótimo aqui!)
- 100 g de queijo ralado
- Orégano
- Sálvia
- Sal
- Pimenta-do-reino
- Canela ( o grande segredo… já provei Moussakás sem canela e quando experimentei com ela custei a descobrir o que era aquele tempero de aroma adocicado que realçava o sabor da carne sem deixar nada agridoce. Pensei em tudo, menos em canela, até que resolvi perguntar o que era e… tudo na vida fez sentido ahaha )
Para o molho de cobertura:
- 1 colher de manteiga
- 1 colher de farinha
- 500 ml de leite
- Noz-moscada ( ralo mais ou menos meia noz, dependendo de seu tamanho )
Importante: Este molho é basicamente um Bechamel francês porém, já é usado a muitos séculos na culinária grega além do Moussaká. Como é bem simples, não é possível dizer que os franceses plagiaram o molho, de forma alguma. Acho que há um inconsciente coletivo acerca do que é bom na cozinha. As pessoas encontram receitas por intuição.
Modo de Preparo
- Corte as berinjelas em rodelas de mais ou menos 1 cm de espessura, salgue todos os lados e deixe-as repousar em uma tigela ou escorredor para soltarem o líquido amargo que contêm. Faça este repouso por aproximadamente 30 minutos.
* Dica: coloque um peso sobre elas. Uma garrafa pet, um pote cheio de água, qualquer coisa que as pressione. Fazendo este peso elas irão liberar totalmente o líquido escuro que produzem.
- Enquanto a beringela repousa, pique a cebola e refogue em fogo baixo com azeite de oliva e um pouco de sal.
- Após os 30 minutos de repouso, lave as beringelas em água corrente e as seque.
- Em seguida você irá assá-las ou fritá-las. Dica: Na receita original as beringelas são fritas em azeite de oliva – e eu gosto muito desta versão – porém, se preferir que seu prato fique mais leve, asse-as em forno bem quente, em forma untada com azeite, por aproximadamente 20 minutos ou até perceber que elas estão sequinhas – elas ficarão crocantes. Esta versão assada é um pouco mais demorada mas fica muito boa também.
- Tempere a carne moída com sal e pimenta do reino
- refogue a carne com as cebolas que já foram previamente fritas no azeite. Deixe a carne refogar lentamente em fogo médio e prepare o molho de cobertura.
Molho para cobertura
- Derreta a manteiga em uma caçarola. Acrescente a farinha aos poucos, mexendo sempre para não empelotar.
- Vá acrescentando leite aos poucos, sempre mexendo
- Comece a colocar os temperos: primeiro a noz moscada moída ( algumas pitadas dela apenas, eu uso 3 passadinhas no ralador apenas )Dica: não deixe o molho engrossar completamente pois o moussaka irá ao forno e por isso engrossará um pouco mais ainda.
Carne refogada
A carne já deverá estar bem refogada neste momento. Acrescente a frigideira o molho de tomate e deixe ferver para engrossar um pouco e os sabores se misturarem.
A batata para o fundo da forma
Descasque a batata e corte-a em lâminas bem finas. Dica: as batatas aqui dão firmeza ao prato quando for cortado e por isso elas vão somente no fundo da forma. Por este motivo é preciso apenas uma batata de bom tamanho.
Montagem do Moussaká
Agora a parte mais linda! Vamos montar o prato para assar!
- Unte uma forma retangular ou refratária com azeite de oliva e forre com as batatas.
- Coloque o molho de carne e tomates por cima delas
- Ponha uma camada de beringelas por sobre a carne e polvilhe com sálvia, orégano e canela ( pouca canela certo? eu recomendo inclusive polvilhar a canela em uma única camada da montagem, para não comprometer o sabor dos outros temperos )
Repita a mesma sequência: carne, beringelas e temperos até acabarem.
- Em seguida coloque o molho de cobertura e polvilhe bastante queijo para gratinar. E lá vem dica: Caso queira fazer a receita original, não polvilhe queijo e sim um pouco mais de orégano e fios de azeite. Eu gosto das duas versões, e acho que o queijo parmesão dá um toque muito saboroso.
- Leve ao forno pré aquecido, em fogo alto, por cerca de 20 a 30 minutos e estará pronto!
O Moussaká é tão incrível que praticamente não pede acompanhamentos mas, se achar que falta mais alguma coisinha, monte uma salada com tomates cereja, folhas verdes e queijo branco. Combina perfeitamente e deixará tudo ainda mais leve.
Minha última dica:
Faça o moussaká, chame seus amigos, ouça boa música, sorria. A melhor comida é a que une as pessoas e um prato grego vem bem a calhar para esta finalidade. Eles sabem como ninguém alegrar a alma!
Gostou dessa receita?
E que tal ver mais outras tantas delícias da Culinária Grega e Mediterrânea ? E melhor ainda, pratos extraídos dos contos de Esopo, um dos maiores escritores gregos?
De uma olhadinha neste livro, disponível para venda aqui, e se delicie ainda mais! Dentro dele você encontrará não só o Moussaká mas também outros pratos deliciosos como Tzatziki e as lendas sobre o Uzzo, o licor dos Deuses do Olimpo. Aproveite e se apaixone!
Não esqueça do vinho e não esqueça de mim! Se não puder me chamar me mande uma foto de seu Moussaká! Vou adorar! No mais, se este artigo te empolgou sobre visitar a Grécia, a hora é ótima, tanto para o turista que gastará menos quanto para a população, que precisa deste apoio que o dinheiro do Turismo traz.
Se quiser conversar mais sobre este roteiro, me avise, vou adorar ajudar a projetar sua viagem! Me mande um e-mail pelo carla@umbrialemosturismo.com.br e vamos conversando.
Se preferir dar uma olhadinha nos valores antes mesmo de conversar comigo, acesse a caixa abaixo da Booking.com e veja como ficam os preços para a região.
Com certeza isso irá lhe ajudar a ter uma ideia prévia de custos para uma viagem a Grécia. Mas não esqueça de me chamar nesta etapa também, certo? Podemos juntos montar roteiros e termos ideias que melhorarão mais ainda este orçamento.
No mais, se não segue o site, assine a caixa abaixo para receber as postagens. Me acompanhe, sou suspeita para falar mas… Vale a pena!
Grande abraço a todos! Nos falaremos em breve!!