Moussaká: Um Prato Grego Para Os Dias de Festa

Moussaká: Um Prato Grego Para Os Dias de Festa

04/11/2015 0 Por CarlaUmbria

Eu comentei na página de apresentação aqui no site que sou apaixonada pelas coisas que podemos encontrar dentro na nossa própria cidade, escondidas muitas vezes bem perto de nós.

Foi assim que acabei participando de uma celebração muito bonita em Curitiba no dia 24 de outubro, organizada pela Associação Helênica do Paraná.  O “Dia do Oxi” ou “Dia do Não”,  é uma festa em memória a data em que a Grécia impediu a marcha do exército nazista por seu território.
Guerra Italia e Grécia

“Itália repentinamente abre Guerra contra Grécia”

Era a época da Guerra Greco- Italiana e Mussolini, então ditador na Itália tentava invadir a Grécia, sem êxito. Havia sido repelido novamente para a Itália e estava prestes a perder a Albânia para os gregos então, pediu auxílio a Hitler.
Dia do Não

28 de outubro de 1940 – O Dia do Não

Os exércitos nazistas marcharam vindos do leste, e invadiram a Iugoslávia e Macedônia para chegar a Grécia porém, não conseguiram entrar no país. Nesta data então aconteceu o “Dia do Não”, 28 de outubro de 1940. Os gregos continuaram a resistir bravamente, somente cedendo depois de muita luta e sofrimento, um ano após a primeira tentativa de invasão.
1941+Guerra Greco - Italiana, Albània 1941

Soldados Gregos na fronteira da Albânia. Ainda havia motivação para sorrir.

Tanta história pode passar desapercebida

Se não estivermos atentos ao que nos cerca. Não foi preciso ir a Grécia para entender o que esta data representa para os gregos e seus descendentes. Pude participar disso tudo dentro de minha própria cidade. Por ser o Brasil um país multi racial, podemos ter contato com as origens de outros povos aqui mesmo, basta procurarmos!
trajes típicos gregos

O Folclore e a Gastronomia de um país são as melhores formas de manter as tradições vivas e aproximar as pessoas

Conhecendo a origem do outro, entendendo quais são suas raízes, nos tornamos mais tolerantes e mais fraternos e isso é viver em comunidade. Partilhar histórias, experiências e vivências nos aproxima e percebendo o outro nos conhecemos cada vez mais.
Grupo Folclórico Neoléa

Apresentação do Grupo Folclórico Neoléa na Associação Helênica do Paraná

E essa festa linda na Associação Helênica do Paraná

Trouxe consigo muita alegria, apresentação do grupo folclórico tradicional Grego e comida… Ah, a comida!! ( Lógico: onde Carla estiver estará Magali e teremos comida! )
A lembrança de uma data tão marcante para o povo grego não vem acompanhada de pesar, de forma nenhuma. Ela vem repleta de festa  e da noção de que são pessoas muito fortes e cheias de vida, que suportaram tantas coisas a tantos milhares de anos – e suportam novamente hoje em dia – e sempre conseguirão passar por cima qualquer tristeza.
Gregos

Sempre existe esperança, precisamos lembrar disso!

Estando perto deles, compreendo que além de todo o legado histórico da civilização grega, indiscutivelmente necessário a nossa sociedade, eles tem ainda duas coisas lindas a nos ensinar: sorrir e comer bem de verdade!
Salada

Cebola, tomates, azeitonas, queijo feta, orégano e muito azeite de oliva… Pode ser melhor? SIM! Me traz um Moussaká para acompanhar 🙂

Comida saudável, bela aos olhos e maravilhosa ao paladar.

Pratos que parecem tão bonitos quanto as praias de Zakynthos ou as casas brancas de Mikonos, e ainda assim são simples e saborosos como é sentar-se em frente ao mar sob o Sol. E é disso que falo aqui hoje, da comida que faz bem aos olhos, ao coração e a alma e carrega consigo a sabedoria dos povos milenares do mediterrâneo.
Zakynthos, na ilha de Zante

Zakynthos, na Ilha de Zante…

Mykonos

Mykonos… Vendo tudo isso, não dá vontade de comer bem, praticar esportes, tomar sol enfim, viver 150 anos para aproveitar tudo?

O que entendemos sobre a culinária Grega?

Sabemos através da ampla divulgação das dietas mediterrâneas que elas levam azeite de oliva, vegetais frescos e muito verdes, é rica em mel e temperos simples como louro, noz moscada, orégano e canela, frutos do mar ou carnes de carneiro ou frango. Ainda assim, quase sempre quando pensamos na dieta grega imaginamos aquele belo prato de salada regado a azeite – o que não é nada mal – porém, e quanto aos pratos quentes?
Moussaká

O Moussaká… já sinto o cheirinho!

Aqueles que aquecem os dias mais frios ou que enchem os olhos dos que não são chegados as saladas? Também tem sim! Hoje trago a vocês o meu prato favorito da culinária grega, que me enche a boca de água só de lembrar e que foi preparado magistralmente no jantar da Associação Helênica do Paraná: vamos provar o Moussaká?
Moussaká

Chega até a me emocionar!

Este é um prato que costuma ser servido em ocasiões festivas pois é um pouco mais trabalhoso para ser preparado do que os pratos mais frugais da culinária grega. Eles também o acham um pouco mais pesado. Como sou uma comilona assumida e adoro provar pratos de várias culturas, para meu  organismo ele não é nada pesado porém, vou colocar aqui algumas variações de preparo para que vocês possam optar por deixá-lo um pouco mais leve ainda.

E de onde veio essa maravilha?

O Moussaká é conhecido em diversas culturas desde a região da Grécia até os Balcãs. Em cada país existe uma ou outra variação de sua preparação. Na Iugoslávia é utilizado iogurte de cabra no molho que o cobre. Na Romênia, este molho é feito apenas com o queijo de cabra.
Grécia

A vista é linda, a comida é linda, as pessoas são lindas… Ai Ai, a Grécia 🙂

Algumas histórias turcas trazem para si a origem do prato, dizendo que ele teria sido inventado no palácio Topkapi em Constantinopla para a refeição de um sultão e o nome Moussaká seria árabe. Em Istambul atualmente existe um prato chamado Moussaka mas que leva mais itens, lembrando muito a nossa lasanha, inclusive com intercalações de massa nas camadas.
Restaurante A for Athens

Prato típico, o Moussaká é encontrado em praticamente todos os restaurantes da cidade, em todas as suas variações. Que tal experimentá-lo com esta vista? Restaurante “A For Athens” , em Atenas.

O tradicional Moussaká portanto, reconhecido como prato nacional  ainda é o consumido na Grécia, com pequenas variações de preparo e tempero  que dão o toque de cada família, de cada ilha. Se for servido acompanhado dos vinhos gregos e ao som das músicas e histórias, podem te fazer voltar no tempo.
Vinicola Sigalas - brancos

Os vinhos Gregos… Relativamente baratos se comparados ao italianos e franceses, estes vinhos tem algum ingrediente especial e secreto… São leves e devem ter toque de ninfas, só podem…

cerveja grega

E a Cerveja? É boa sim! Mas ao contrário do vinho que é leve, as cervejas gregas no geral são bem fortes, as garrafas tem um litro… ai ai ai

Vamos a receita? Anote os dados e as dicas!

Ingredientes:

  • 3 berinjelas grandes
  • 1 cebola grande
  • 400 g de carne moída de alcatra e porco misturadas ( Dica: a mistura destas duas carnes substitui bem o sabor da carne de carneiro. Se você tiver oportunidade de fazer com carne de carneiro faça, fica incrível! )
  • 1 batata grande
  • 1/2 copo de molho de tomate caseiro ( E outra dica:  tomate cereja fica ótimo aqui!)
  • 100 g de queijo ralado
  • Orégano
  • Sálvia
  • Sal
  • Pimenta-do-reino
  • Canela ( o grande segredo… já provei Moussakás sem canela e quando experimentei com ela custei a descobrir o que era aquele tempero de aroma adocicado que realçava o sabor da carne sem deixar nada agridoce. Pensei em tudo, menos em canela, até que resolvi perguntar o que era e… tudo na vida fez sentido ahaha )

Para o molho de cobertura:

  • 1 colher de manteiga
  • 1 colher de farinha
  • 500 ml de leite
  • Noz-moscada  ( ralo mais ou menos meia noz, dependendo de seu tamanho )

Importante:  Este molho é basicamente um Bechamel francês porém, já é usado a muitos séculos na culinária grega além do Moussaká. Como é bem simples, não é possível dizer que os franceses plagiaram o molho, de forma alguma. Acho que há um inconsciente coletivo acerca do que é bom na cozinha. As pessoas encontram receitas por intuição.

 

Modo de Preparo

  • Corte as berinjelas em rodelas de mais ou menos 1 cm de espessura, salgue todos os lados e deixe-as repousar em uma tigela ou escorredor para soltarem o líquido amargo que contêm. Faça este repouso por aproximadamente 30 minutos.

* Dica: coloque um peso sobre elas. Uma garrafa pet, um pote cheio de água, qualquer coisa que as pressione. Fazendo este peso elas irão liberar totalmente o líquido escuro que produzem.

  • Enquanto a beringela repousa, pique a cebola e refogue em fogo baixo com azeite de oliva e um pouco de sal.
  • Após os 30 minutos de repouso, lave as beringelas em água corrente e as seque.
  • Em seguida você irá assá-las ou fritá-las. Dica: Na receita original as beringelas são fritas em azeite de oliva – e eu gosto muito desta versão – porém, se preferir que seu prato fique mais leve, asse-as em forno bem quente, em forma untada com azeite, por aproximadamente 20 minutos ou até perceber que elas estão sequinhas – elas ficarão crocantes. Esta versão assada é um pouco mais demorada mas fica muito boa também.
  • Tempere a carne moída com sal e pimenta do reino
  • refogue a carne com as cebolas que já foram previamente fritas no azeite. Deixe a carne refogar lentamente em fogo médio e prepare o molho de cobertura.

Molho para cobertura

  • Derreta a manteiga em uma caçarola. Acrescente a farinha aos poucos, mexendo sempre para não empelotar.
  • Vá acrescentando leite aos poucos, sempre mexendo
  • Comece a colocar os temperos: primeiro a noz moscada moída ( algumas pitadas dela apenas, eu uso 3 passadinhas no ralador apenas )Dica: não deixe o molho engrossar completamente pois o moussaka  irá ao forno e por isso engrossará um pouco mais ainda.

Carne refogada

A carne já deverá estar bem refogada neste momento. Acrescente a frigideira o molho de tomate e deixe ferver para engrossar um pouco e os sabores se misturarem.

A batata para o fundo da forma

Descasque a batata e corte-a em lâminas bem finas. Dica: as batatas aqui dão firmeza ao prato quando for cortado e por isso elas vão somente no fundo da forma. Por este motivo é preciso apenas uma batata de bom tamanho.

Montagem do Moussaká

Agora a parte mais linda! Vamos montar o prato para assar!

  • Unte uma forma retangular ou refratária com azeite de oliva e forre com as batatas.
  • Coloque o molho de carne e tomates por cima delas
  • Ponha uma camada de beringelas por sobre a carne e polvilhe com sálvia, orégano e canela ( pouca canela certo? eu recomendo inclusive polvilhar a canela em uma única camada da montagem, para não comprometer o sabor dos outros temperos )

Repita a mesma sequência: carne, beringelas e temperos até acabarem.

  • Em seguida coloque o molho de cobertura e polvilhe bastante queijo para gratinar. E lá vem dica: Caso queira fazer a receita original, não polvilhe queijo e sim um pouco mais de orégano e fios de azeite. Eu gosto das duas versões, e acho que o queijo parmesão dá um toque muito saboroso.
  • Leve ao forno pré aquecido, em fogo alto, por cerca de 20 a 30 minutos e estará pronto!

O Moussaká é tão incrível que praticamente não pede acompanhamentos mas, se achar que falta mais alguma coisinha, monte uma salada com tomates cereja, folhas verdes e queijo branco. Combina perfeitamente e deixará tudo ainda mais leve.

parthenon

O lado incrível da comida típica é trazer um pouco daquele país para nossa mesa. Também viajamos enquanto saboreamos um prato assim!

Minha última dica:

Faça o moussaká,  chame seus amigos, ouça boa música, sorria. A melhor comida é a que une as pessoas e um prato grego vem bem a calhar para esta finalidade. Eles sabem como ninguém alegrar a alma!

Gostou dessa receita?

E que tal ver mais outras tantas delícias da Culinária Grega e Mediterrânea ? E melhor ainda, pratos extraídos dos contos de Esopo, um dos maiores escritores gregos?

De uma olhadinha neste livro, disponível para venda aqui, e se delicie ainda mais! Dentro dele você encontrará não só o Moussaká  mas também outros pratos deliciosos como Tzatziki e as lendas sobre o Uzzo, o licor dos Deuses do Olimpo. Aproveite e se apaixone!

 

Culinária Mediterrânea

 

Não esqueça do vinho e não esqueça de mim! Se não puder me chamar me mande uma foto de seu Moussaká! Vou adorar! No mais, se este artigo te empolgou sobre visitar a Grécia, a hora é ótima, tanto para o turista que gastará menos quanto para a população, que precisa deste apoio que o dinheiro do Turismo traz.

Se quiser conversar mais sobre este roteiro, me avise, vou adorar ajudar a projetar sua viagem! Me mande um e-mail pelo carla@umbrialemosturismo.com.br e vamos conversando.

grecia

As vezes um grande projeto começa em volta de uma mesa… Pense nisso!

Se preferir dar uma olhadinha nos valores antes mesmo de conversar comigo, acesse a caixa abaixo da Booking.com  e veja como ficam os preços para a região.

Com certeza isso irá lhe ajudar a  ter uma ideia prévia de custos para uma viagem a Grécia. Mas não esqueça de me chamar  nesta etapa também, certo? Podemos  juntos montar roteiros e termos ideias que melhorarão mais ainda este orçamento.



Booking.com

 

No mais, se não segue o site, assine a caixa abaixo para receber as postagens. Me acompanhe, sou suspeita para falar mas… Vale a pena!

Grande abraço a todos! Nos falaremos em breve!!